O que pode ser mais importante do que amar e nos sentir amados? Amamos nossos filhos, familiares, amigos, pets, e claro, amamos nossos namorados, companheiros, noivos e maridos! Nosso relacionamento romântico ocupa, sem dúvida, um lugar de grande importância em nossas vidas. Mesmo assim, muitas vezes em meio a rotinas atribuladas, acabamos deixando um pouco de lado não a pessoa que amamos. Sabe aquela coisa de deixar um bilhetinho romântico para o outro, comprar um presentinho, preparar uma surpresa ou mesmo ligar no meio do dia só para dizer que lembrou da pessoa? Com o tempo talvez deixemos de fazer isso… Ou talvez parem de fazer por nós. É claro que as demandas da vida adulta são muitas e nos roubam o tempo que um dia tivemos de ficar pensando em mil coisinhas românticas para fazer e encantar nossa cara-metade. Mas nunca podemos deixar de lado o cultivo de um relacionamento que nos é táo importante. Mas se não temos todo o tempo do mundo para nos dedicarmos ao nosso amor, é bom que nossos atos, quando fizermos, sejam mais certeiros. Sabe aquela coisa que é pequena mas que vai direto ao coração do outro? Segundo Gary Chapman, autor de “As cinco linguagens do amor – O segredo para o amor duradouro” é possível ter atitudes simples que não só reforçam o amor como ainda o fazem crescer. Não é à toa que este livro se tornou um best seller mundial: o conteúdo dele é muito bom!!

Gary Chapman explica no livro que existem 5 formas básicas de se sentir amado e também de se demonstrar amor. Essas formas funcionam como se fossem linguagens. O problema é que muitas vezes o casal fala “línguas” diferentes, então por mais que se amem muito, podem passar a vida tentando demonstrar seu amor ao outro sem ter sucesso, e o pior, sem se sentir amados. A solução é entender quais são os 5 tipos de linguagens, descobrir qual é a sua e qual a do seu parceiro. A partir daí, será possível fazer aquelas coisas que farão seu amor feliz, e também interpretar atitudes dele com relação a você, que talvez antes passassem despercebidas, como sinais de amor. Pronta para conhecer as linguagens?

Gary nos explica que as pessoas se dividem basicamente em 5 tipos quando se trata de demonstrar amor e se sentirem amadas. São eles:

  1. Palavras de afirmação: Pessoas deste tipo gostam de ouvir do outro palavras carinhosas, declarações de amor, gostam de ler cartas de amor. Elas precisam de ouvir, literalmente com todas as letras, que são amadas. Tenderão a demonstrar seu amor por meio de bilhetes, cartas e também dizendo “eu te amo, “você é tudo para mim” etc.
  2. Tempo de qualidade: Pessoas deste tipo precisam fazer coisas junto com o ser amado. Para eles, é importantíssimo passarem juntos por experiências. Gostam de atividades que possam desempenhar ao lado do outro como viajar, cozinhar, ir ao cinema e principalmente, ter boas e longas conversas. Tendem a demonstrar amor convidando o outro para fazer algo juntos, planejando uma viagem, ou criando momentos para serem aproveitados a dois.
  3. Recebendo presentes: As pessoas desse tipo sentem-se amadas quando recebem presentes. Os presentes não precisam ser caros nem extravagantes, mas sim demonstrarem que quem os presenteia pensou neles. Gostam de demonstrar carinho comprando itens que as fizerem lembrar da pessoa amada, e às vezes gastando tempo extra no embrulho e na forma de entregar.
  4. Atos de serviço: Pessoas desse tipo sentem-se amadas quando são cuidadas pelo companheiro. Interpretam o amor como uma série de atos que fazemos para o bem estar e praticidade da vida do outro. Tanto que expressam seu amor fazendo coisas práticas pela pessoa amada. Para pessoas desse tipo, trocar o óleo do carro do outro pode significar uma declaração de amor.
  5. Toque físico: Este grupo de pessoas sente-se querido ao sentir o toque do outro. Assim, gostam muito de abraçar, beijar, andar de mãos dadas, tocar levemente o outro enquanto conversa, enfim, todo tipo de proximidade física. Demonstram seu amor da mesma forma e procuram estar sempre por perto do outro. Se estiverem em casa, por exemplo, um irá procurar estar no mesmo cômodo do outro, por exemplo.

Bom, agora que você conheceu as cinco linguagens do amor, pare e pense em qual é a sua linguagem, ou seja, de qual forma geralmente você busca demonstrar amor. Pergunte também ao seu amado qual ele acha que é a forma dele. É possível que a linguagem de uma pessoa seja também a mistura de duas ou mais linguagens, mas geralmente uma delas vai predominar. (No livro “As cinco linguagens do amor” o autor traz um teste a ser feito pelas duas partes do casal para que identifiquem suas linguagens.) E pronto! Agora que vocês já identificaram as linguagens um do outro, podem começar a agir com o outro da forma que ele mais gosta para que ele se sinta realmente amado, e também vai conseguir interpretar melhor as atitudes dele com relação a você. Aí é só correr para o abraço ou para o cinema, restaurante, oficina mecânica para trocar o óleo… Risos!