Está aberta a temporada de festas juninas! Uma das coisas mais gostosas dos meses de junho e julho é participar dessa bela tradição! Friozinho gostoso, crianças vestidas à caráter, quadrilha, fogueira, bandeirinhas, músicas típicas, e claro, as deliciosas comidinhas! E tome de maçã do amor, pé de moleque, canjica, quentão…

Nada como aproveitar toda esta diversão provando algumas delícias que geralmente só vemos nesta época do ano. Mas será que é possível aproveitar tudo isso sem deixar a saúde de lado? Felizmente, a resposta a esta pergunta é: sim! Fazendo escolhas inteligentes, é possível aproveitar o melhor que as festas juninas têm a oferecer sem que o ponteiro da balança suba! Para entender como fazer isso, conversamos com a nutricionista Andrielle Haddad (CRN1 3154), que comentou alguns dos alimentos que são encontrados nessas festas e nos deu ótimas dicas de como aproveitá-los de forma saudável!

  • Milho verde: assado ou cozido, é um sucesso! Temperado com sal (evitando a manteiga), fica uma opção gostosa e saudável.
  • Pipoca: ótima opção, desde que em pequenas quantidades. A pipoca é rica em fibra, o que faz bem à saúde. Opte pela versão sem manteiga e evite a doce, principalmente aquela cor de rosa, na qual é adicionado corante.
  • Canjica: boa opção, principalmente se tiver sido feita com leite de coco caseiro (feito com a popa do coco e batido em casa), uma vez que os leites de coco vendidos nos supermercados costumam vir com muitos aditivos. Mas a canjica feita com o leite de coco caseiro e sem leite condensado pode ser uma alternativa. Pode adoçar com açúcar tradicional, que em quantidades pequenas transforma o alimento numa opção gostosa e que não será tão prejudicial à saúde.
  • Espetinho de carne: boa opção! Peça um corte sem gordura e caso mesmo assim ainda venha com um pouquinho, descarte a parte gordurosa e fique só com a carne.
Amooo festas juninas!!
  • Caldos: o caldo verde e o de frango também são boas escolhas disponíveis nas festas juninas. Se possível, substitua o bacon e a calabresa por carne moída, que também fica muito gostoso.
  • Maçã do amor: Boa opção, uma vez que a maior parte será da fruta, e só uma pequena parte é a casquinha caramelizada. Procure consumir as que são feitas apenas com o caramelo e que não levam corante, e se possível, coma apenas parte da casquinha. Alguns pedaços já serão suficientes para que você relembre o gostinho bom!
  • Arroz de carreteiro e galinhada: se optar por provar essas delícias, procure consumir porções pequenas, de forma a não prejudicar sua dieta.
  • Cachorro-quente: melhor evitar. Por conta de seus corantes e aditivos, a salsicha é uma vilã da alimentação saudável. Melhor evitar ou pedir a versão “vegana”: pão, molho e queijo.
  • Quentão: Evite os excessos! A receita tradicional de quentão até leva em seu preparo ervas que são anti-inflamatórias como o gengibre, o cravo, a canela. Mas por conta do álcool e do açúcar, é bom consumir em moderação.
  •    Pé de moleque: Substitua! Uma opção podem ser as paçocas sem açúcar. O sabor do amendoim será mantido, mas sem o excesso de açúcar e de carboidratos.
  • Pamonha: Fuja! Apesar de gostosa, a pamonha é uma bomba calórica! Por conta da grande quantidade de óleo e açúcar que são usados em seu preparo, é melhor evitar este alimento. A pamonha doce é rica em açúcar e óleo, e a salgada, apesar de não ter o açúcar, também é rica em óleo. Então, se bater a vontade de comer uma pamonha, melhor pegar só um pedacinho pequeno.

A nutricionista Andrielle nos lembra que essas festividades vêm com toda uma memória afetiva, com alimentos que muitas vezes tem a capacidade de nos transportar de volta à infância e a momentos felizes. Então, tudo bem aproveitarmos as delícias das festas juninas – basta apenas ter moderação e fazer boas escolhas!