Amor incondicional. Companhia para todas as horas. Excelente entretenimento. Quem tem cachorro sabe que a vida é melhor com esses amigos peludos por perto. Mas será que isso é simplesmente uma sensação de quem adora seu bichinho ou há algo mais por trás desse sentimento? A ciência comprova que há sim algo a mais. Segundo a AKC – American Kennel Club, respeitada associação americana, pesquisas recentes mostraram que cachorros nos deixam mais felizes e saudáveis – não que eu tivesse alguma dúvida! Eis alguns benefícios de se compartilhar a vida com um cachorro:

  •  Adeus, solidão. Quem tem um cachorro sofre menos dos sentimentos relacionados à solidão do que aqueles que não tem. Além de fazer companhia ao seu dono, o cachorro também demanda passeios constantes e outras atividades nas quais os donos de cachorro acabam se encontrando e conversando. Desses encontros, podem nascer grandes amizades, tanto entre os pets quanto entre seus donos.
  • Um coração mais forte. Além de viver melhor, ter cachorro pode te fazer viver mais. Um estudo de pesquisas realizadas entre 1950 e 2019 mostrou que ter cachorro reduz o nível de stress e abaixa também a pressão sanguínea – dois fatores relacionados a problemas de coração.
  • Menos stress. Múltiplos estudos atestam que a presença de um cachorro em casa reduz significativamente sentimentos de stress e ansiedade. Quando pegamos o cãozinho no colo ou ficamos pertinho deles, cai a velocidade dos nossos batimentos cardíacos, nossa respiração fica mais profunda e músculos que estavam tensos tendem a relaxar.
  • Um corpo em forma. Um estudo britânico de 2019 mostrou que quem tem cachorro está propenso a fazer quatro vezes mais exercício do que os que não tem. Desde exercícios leves que envolvem o cuidado com o cãozinho a movimentos vigorosos nas brincadeiras, sem esquecer das caminhadas para levar o pet para passear.
  • Mais alegria. Um estudo japonês de 2009 mostrou que os sentimentos de ternura que desenvolvemos por nosso cachorro eleva nossos níveis de ocitocina, conhecido como o hormônio do amor e da alegria.

A vida com um cachorrinho é definitivamente mais gostosa e comprovadamente mais saudável. Para você que ainda não tem o seu, não seria este um excelente momento para começar a considerar?