Quando o mundo virtual afeta a imagem pessoal

Por 09/06/2016junho 14th, 2016No Comments

yesorno

Cuidar da própria imagem vai muito além de vestir-se bem. É preciso ser coerente nas diversas esferas da vida – pessoal, profissional e virtual. Quando o mundo virtual afeta a imagem pessoal temos um problema e tanto.

Não é incomum encontrar pessoas que profissionalmente são competentes e atenciosas, mas nas redes sociais publicam toda sorte de imbecilidades: apologia ao uso de drogas, palavrões, compartilham vídeos e fotos de conteúdo vulgar ou agressivo, entram em discussões desnecessárias com completos desconhecidos.

O que muita gente ainda resiste em compreender é que não há mais distinção entre quem somos real ou virtualmente, e que vamos ser julgados e interpretados em ambas as esferas. O problema se dá quando a pessoa se torna um enigma: como alguém aparentemente tão bacana pode ter ideias preconceituosas e posicionamentos tão agressivos?

Os últimos acontecimentos políticos e sociais no país dividiram opiniões, acabaram com amizades, azedaram namoros, provocaram demissões. Tudo isso porque os ânimos estão exaltados e as pessoas querem que suas opiniões prevaleçam no grito – afinal, quem grita mais alto é ouvido primeiro, certo? Errado.

Quando falamos de construção de reputação, a maneira como nos colocamos deve sim ser avaliada, para que excessos não sejam cometidos e outras pessoas não sejam ofendidas. Nossas opiniões pessoais ajudam a compor nossa personalidade e são absolutamente legítimas, mas não se pode jamais confundir sinceridade com grosseria, posicionamento político com autoritarismo, opinião com julgamento.

Os deslizes mais comuns costumam acontecer no mundo virtual, onde somos protegidos pela tela do computador, evitando a conversa presencial e deixando registrado aquilo que para nós é tão visceral. Mas é preciso que saibamos que tudo pode ser compartilhado e viralizado, e que posts de natureza questionável na mão de chefes e clientes podem arruinar a reputação do mais capacitado profissional.

Nossa imagem pessoal e nossa reputação profissional estão intimamente ligadas e não é mais possível escolher uma ou outra quando bem nos apetecer. Somos um conjunto de características em constante evolução, e essa evolução depende de empenho e autocrítica sempre. Pense nisso antes de se posicionar sobre os mais diversos temas – e se achar que sua opinião, por mais legítima que seja, pode ofender alguma pessoa manchar sua boa imagem, pense se vale a pena correr esse risco.

Deixe um comentário