Início de ano é um momento em que costumamos fazer planos para os próximos 12 meses que se desenrolarão, trazendo novas chances de fazer algumas mudanças e alcançar mais sucesso e plenitude em várias áreas da vida. Neste espírito, é comum formularmos as famosas “resoluções de ano novo”, que geralmente aparecem em forma de listas, nas quais reunimos metas que queremos alcançar.

Tão comum quanto as resoluções de ano novo, infelizmente, é deixar de lado quase todos aqueles propósitos feitos com tanta empolgação na virada do ano, já poucos meses depois. Os motivos podem ir do simples esquecimento até a sensação de incompetência ao perceber que o ano mal começou e já estamos de volta aos nossos comportamentos usuais, que se nos trouxeram até onde estamos hoje, a não ser que estejamos em pleno processo de mudança, sabemos que não irão nos levar ao lugar onde queremos chegar.

Mas por que será que isso acontece? Por que somos capazes de formular resoluções com tanta facilidade mas alcançá-las é tão difícil?

É fácil formular as resoluções porque sabemos onde queremos chegar e o que queremos conquistar. Logo, a tendência é colocar todos esses desejos em uma lista, que costuma se parecer com esta:

  • Perder 5 quilos;
  • Ter mais tempo para meus filhos;
  • Economizar uma quantia X até o fim do ano;
  • Mudar de emprego;

E por aí vai.

Sua lista de resoluções se parece com esta? Pois bem. Ousarei dizer que o motivo pelo qual suas resoluções não saem do papel está na própria forma como você elabora sua lista. Repare que ali estamos focando nos resultados que queremos obter: perder 5 quilos, mais tempo para os filhos, conseguir economizar. Para alcançar estes resultados, teremos que tomar atitudes diferentes das que viemos tomando até hoje. Se não mudarmos um pouco aqui e ali, a tendência é que as coisas continuem como estavam até então. Então, para que suas resoluções de ano novo sejam eficazes, o ideal é que, em vez de listar suas metas, se liste as mudanças de comportamento que você está disposta a ter para alcançar os resultados que quer alcançar. Uma lista eficaz seria algo como:

  • Me matricular na academia e ir nas 2as, 4as e 6as pela manhã.
  • Caminhar todos os sábados no parque.
  • Reservar os domingos à tarde para sair com meus filhos.
  • Substituir tal e tal gasto por tal e tal, para economizar X por mês;
  • Enviar meu currículo para tais e tais empresas;

E por aí vai. Repare que talvez não tenhamos controle sobre os resultados (pode ser que a empresa não chame para uma entrevista, ou que nosso metabolismo seja um pouco mais lento do que gostaríamos…) mas temos total controle sobre o nosso comportamento. E comportamento diferente gera resultado diferente. Ao nos comportarmos de maneira coerente com nossas metas, a tendência é sim alcançá-las! Este é o segredo do sucesso!! Que sejamos muito felizes neste ano de 2023, alcançando todas as metas que traçarmos!!