A Filha Perdida, Elena Ferrante (Intrínseca, 174pgs)


Aliviadas depois de as filhas já crescidas se mudarem para o Canadá com o pai, Leda decide tirar férias no litoral sul da Itália. Logo nos primeiros dias na praia, ela volta a atenção para uma grande família napolitana, barulhenta e grosseira, semelhante a sua própria família de origem, da qual conseguiu escapar aos dezoito anos para estudar em Florença. Sentido por eles uma mistura de repulsa e fascínio, Leda se identifica em especial com Nina, uma jovem mãe, e Elena, sua filha pequena, e se envolve cada vez mais com as duas e com o objeto de afeto da menina, uma boneca. Nina inicialmente parece ser a mãe perfeita e faz Leda se lembrar de si mesma quando jovem e cheia de expectativas. A aproximação das duas, porém, desencadeia em Leda uma enxurrada de lembranças, da infância infeliz a segredos da vida adulta que ela nunca conseguiu revelar a ninguém.
Não é à toa que Elena Ferrante está sendo tida como uma das maiores romancistas italianas contemporâneas: sua escrita é tão fluída quanto honesta, o que resulta num daqueles romances impossíveis de largar.


Como criar filhos na era digital, Dra. Elizabeth Kilbey (Fontanar, 220pgs)


Brincar, nos dias de hoje, não é mais somente uma experiência física e criativa usando brinquedos e a imaginação. Em vez disso, as crianças tem passado cada vez mais tempo sentados em frente a uma tela. Muitas vezes os pais tem de lidar com crianças que não os escutam, que são incapazes de se concentrar por muito tempo, que se recusam a fazer a lição de casa e que batalham constantemente por mais tempo de tela. Este é o livro de que todos os pais precisam para navegar esse novo mar digital, que tem imposto problemas inéditos no dia a dia.
Em “Como criar filhos na era digital” a psicóloga Dra. Elizabeth Kilbey oferece conselhos acessíveis e práticos sobre como desconectar” seu filho de seu dispositivo para que seu tempo online não se torne excessivo e prejudicial e para que nós, como pais, possamos nos conectar com nossos filhos. Este é um livro que se tornou tão essencial quanto os dispositivos com os quais convivemos diariamente.

Comigo no Cinema – reflexões depois do The End, Martha Medeiros (L&PM, 228 pgs)


Quem melhor para descrever o novo livro de crônicas da Martha do que a própria? “Por que não reunir, em um livro, os textos que foram inspirados por filmes? Cinema é minha segunda paixão, talvez até se equipare com a literatura. Juntar as duas artes num mesmo projeto acordou minhas borboletas no estômago. Mas, atenção, spoiler não escrevo resenhas, não é crítica especializada. São apenas pensamentos e sensações que voltaram comigo para casa depois de eu assistir a um road movie do Walter Salles, depois de ver o documentário sobre Amy Winehouse, depois de trancar o choro com o desfecho de As pontes de Madison. Aquilo que retive depois que as luzes da sala se acenderam. Aquilo que eternizou, para mim, uma obra desprezada pelo Oscar e que não ficou nem uma semana em cartaz. Aquilo que me comoveu diante da telona e que, horas depois, procurei entender por quê, escrevendo a respeito. O cinema como pauta. O cinema como terapia. O cinema como espelho.” Martha Medeiros

A elegância do agora, Costanza Pascolato (Tordesilhas, 212 pgs)


Coragem é uma das qualidades admiráveis dessa deusa. “Sempre agi como homem”, adverte, surpreendendo quem dela espera o modo passivo de se vestir e comportar. Sem perder charme e ternura, feminista sem fúria, foi à luta para ocupar espaços, defender suas paixões, ser respeitada e conseguir trabalho. Eis que tornou-se Costanza Pascolato. A musa, um sonho de mulher, maior autoridade em moda e estilo do país. Sua educação não foi uma história de sucesso, mas de resistência aqui ela nos revela como chegou agora, aos 80 anos, ativa e curiosa, mais transgressora e elegante do que nunca, disposta a honrar sua existência com toda beleza que houver nessa vida.
“A elegância do agora” nos traz, com leveza e muita fluidez, pensamentos, conselhos e histórias que Constanza compartilha com o leitor com a simplicidade e elegância que lhes são características.

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