Os métodos anticoncepcionais mais usados e conhecidos são os contraceptivos orais, ou pílulas, mas as opções vão além. Métodos alternativos são uma grande vantagem para as mulheres que não se adaptam a determinado anticoncepcional, ou porque esquecem, ou porque não conseguem lidar com efeitos colaterais, ou por simples preferência.
E o que é o anel vaginal? É um anel flexível que contém estrógeno e progestágeno, hormônios que são lentamente absorvidos pelos tecidos vaginais.
Comercializado com o nome de Nuvaring, tem eficácia contraceptiva similar aos contraceptivos orais. É inserido na vagina por 3 semanas consecutivas, seguido por 1 semana de descanso sem anel, quando ocorre a menstruação. Se a mulher preferir não menstruar, após as 3 semanas pode ser inserido um novo anel, sem pausa.
A maioria das mulheres não percebem a presença do anel e sua inserção e retirada é realizada com facilidade. Ele pode ser retirado da vagina por até 3 hs caso a mulher deseje, mas não é necessária a retirada, mesmo durante a relação sexual, pois o anel normalmente não é percebido pelo parceiro. Se retirado, pode ser lavado em água fria ou morna antes de ser reinserido, mas não em água quente.
Os efeitos colaterais e contra indicações são similares aos das pílulas, quem fuma ou tem risco aumentado para tromboembolismo não deve usá-lo. Se você deseja iniciar ou mudar de método é importante conversar com seu ginecologista.