Fim de ano é cheio de compromissos – confraternização da empresa, amigo-oculto com as amigas, jantar com a família, apresentação na escola das crianças… Ufa! Por mais que o corre-corre seja gostoso, também é uma delícia dar aquela paradinha e se aconchegar no sofá com um ótimo livro, para saborear alguns momentos de solitude e tranquilidade. Pensando nisso, trouxe algumas dicas de livros bacanas, leves e úteis, direto da minha estante para a de vocês!
“Ao discutir os detalhes de seu novo livro de suspsense policial, Finlay Donavan, uma autora que não consegue terminar seu manuscrito, mãe divorciada e dona de casa endividada, é confundida com uma assassina de aluguel. Pensando em usar a oportunidade como inspiração para seu livro, Finaly aceita o desafio, e seu primeiro e lucrativo trabalho como assassina é se livrar de um marido “problemático”. A tarefa, no entanto, se revela impossível. O homem tinha muitos amigos e alguém concluiu o trabalho antes dela. Para Finaly foi um alívio, mas o detetive encarregado do caso pode pensar que ela é a protagonista dessa história, quando não passa de uma coadjuvante. Finlay terá de usar toda a sua criatividade para enterrar seu envolvimento no caso – e o corpo. Enquando procura se livrar dessa situação, ainda precisará anter a sanidade diante de seu tóxico ex-marido, além de vencer a disputa pela guarda dos filhos.”
“Tradutora. Poliglota. Intelectual. Apreciadora de vinhos. Formada na Sorbonne. Avessa a novas tecnologias, moradora de um pequeno balenário, onde vive isolada com o marido, um professor universitário aposentado, em meio aos livros e filmes preferidos do casal. Ligia é uma mulher de opiniões fortes, cabeça feita – ou pelo menos esse é o conceito que tem de si. Essa existência tranquila e alheia é perturbada subitamente. A parceria de Ligia e Nuno, que se conheceram décadas antes em Paris, é colocada em xeque e ela precisa reaprender a viver, se deparando com escolhas e questionamentos que não imaginava voltar a enfrentar. Num enredo que reverencia não por acaso dois mestres do cinema – Almodóvar e Truffaut -, Martha Medeiros nos arrebata com uma história que trata dos tênues alicerces das relações humanas, da maternidade à amizade, da culpa à atração sexual. Porque aquilo que mais tentamos esconder, quando se revela, não vem como uma onda, mas como um tsunami.”
Fim de ano é hora de finalizar projetos e começar a traçar os próximos passos. Neste livro envolvente, Brené Brown nos mostra que liderança não tem a ver com cargos, status ou poder. Um líder é qualquer pessoa que se responsabiliza por reconhecer e desenvolver o potencial das pessoas e suas ideias. Quando temos coragem de liderar, não temos a pretensão de dar sempre as respostas certas, mas nos mostramos curiosos e fazemos as perguntas corretas. Não vemos o poder como algo limitado e tentamos concentrá-lo em nossas mãos; sabemos que o poder é ilimitado quando compartilhado. Não evitamos conversas e situações difíceis; recorremos à vulnerabilidade porque sabemos que ela é necessária paa alcançar bons resultados. Em Coragem para liderar, Brené apresenta décadas de pesquisa na forma deum guia prático e perspicaz para uma liderança corajosa. Este livro é um manual para todos que desejam chefiar com empatia, viver com coragem e ter a ousadia de liderar.