“Todos os elementos que constroem a sua experiência de vida foram e são atraídos até você pela poderosa resposta da Lei da Atração aos pensamentos que você mesmo alimenta e pela versão que enxerga da sua vida.” É com essa ideia poderosa que se inicia o livro “Dinheiro atrai dinheiro – Use a Lei da Atração para conseguir riqueza, saúde e felicidade”, de Esther e Jerry Hicks (Best Seller: 2001, 320pg). Como o título já entrega, o livro é sobre a Lei da Atração. Mas ele se destaca entre tantos outros títulos disponíveis nas livrarias sobre o mesmo tema pelo fato de ser incrivelmente prático e de fato, guiar o leitor para que ele passe a aplicar os princípios dessa lei incrível e comece a ver de forma rápida os resultados. A ideia central é a de que devemos fazer tudo o que estiver a nosso alcance para nos sentirmos bem a maior parte do tempo, pois quando nos sentimos bem estamos alinhados com a corrente universal, fonte de todas as graças e bênçãos (que até podemos chamar de Deus, ou algum outro nome que preferir). Segundo os autores, criamos a vida que temos com nossos pensamentos e palavras, mas não basta simplesmente pensar e falar: precisamos também permitir que as coisas que tanto queremos cheguem até nós. E é aí que entra o sentir-se bem. Somente quando estamos vibrando positivamente, nos sentindo alegres e em paz é que tudo aquilo que queremos pode encontrar seu caminho até nós. Olha a importância de se cultivar bons pensamentos e sentimentos, meninas!
Outra coisa a se atentar é a forma como você vem contando sua própria história de vida. Esther e Jerry Hicks nos aconselham a contar a história não como ela foi ou como é, mas como nós gostaríamos que tivesse sido e que estivesse sendo – para que as coisas assim de fato fiquem.
“O seu dinheiro e os seus recursos financeiros, o estado de saúde do seu corpo, sua clareza de pensamento, sua flexibilidade, seu peso e sua forma, o seu ambiente de trabalho, a maneira pela qual você é tratado, a satisfação com o seu trabalho e as suas recompensas – na verdade, a própria felicidade da sua experiência de vida de forma geral – tudo isso acontece a partir da sua versão de toda essa história.”, eles explicam.
É claro que é fácil enxergar que quando estamos felizes e vibrando positivamente as coisas que queremos podem chegar até nós mais facilmente. Mas e quando o mundo exterior, digamos, não está ajudando? Risos. Quero dizer, e quanto às situações que acabamos passando nas quais não nos sentimos exatamente confortáveis pra lidar? Como manter o pensamento positivo e a vibraçào alta nesses momentos? Para estes casos, os autores tem uma sugestão interessante: focar no que existe de mais positivo naquela situação que você está vendo como desagradável , de forma que os aspectos positivos dela cheguem a sobressair os negativos. “Quando você escolhe aspectos positivos do que quer que esteja no âmbito da sua atenção você, de certo modo, entra em sintonia com os aspectos mais positivos de tudo.” Ou seja, se você se dispuser a fazer este esforço para enxergar mais o positivo que o negativo, logo aquela situação que você via como desfavorável começará a trabalhar a seu favor. Não é incrível?!
“Dinheiro atrai dinheiro” é um livro denso por conta de tantos ensinamentos juntos, reunidos numa só obra. Ao mesmo tempo, é um livro simples, já que destrincha conceitos que outros livros simplesmente citam, em vez de explicar. Neste, além da explicação, eles vão além e propõem alguns exercícios para que o leitor faça e possa ver os efeitos positivos da Lei da Atração funcionanedo em sua própria vida. Que tal experimentar alguns deles?
Um dos exercícios propostos é o de se prestarmos mais atenção aos nossos próprios pensamentos e palavras ao falarmos sobre as coisas que queremos. Um ponto de fundamental importância é vibrarmos na abundância do que queremos, e não na falta. Se olharmos para nossa casa, por exemplo, sempre pensando nos móveis que estão faltando, a tendência é atrairmos mais disso: da falta deles. Então precisamos olhar em volta pensando naqueles móveis que queremos ver ali. Isso fará toda a diferença. Mas como sair da falta e ir para a abundância? Uma forma simples seria a de explicarmos para nós mesmos sobre algo que queremos usando a frase “Quero isso porque…” em vez de “Quero isso, mas…”
Outro exercício interessante que o livro propõe é o da nota de gastar mentalmente uma quantia em dinheiro. Os autores sugerem que o leitor coloque algumas notas de 100 reais no bolso e que passe a gastar mentalmente este dinheiro toda vez que se deparar com algo que gostaria de comprar. O importante é ter a sensação de que você realmente poderia comprar tal item se quisesse. O fato de serem apenas algumas notas de 100 não invalida o exercício. Porque na verdade, se você gastar 200 reais 20 vezes num dia e 30 vezes no outro, terá gasto mentalmente em dois dias o equivalente a 10 mil reais, o que gera no seu inconsciente – e por consequência, no universo – a noção de que você tem 10 mil reais a mais a seu dispôr. Logo logo, os 10 mil extras estarão chegando – é só esperar!
A Lei da Atração é fantástica porque nos coloca como protagonistas e responsáveis pela nossa própria história. A ideia principal é: somos as criadoras de nossas prórpias experiências. Que possamos criar experiências cada vez melhores, para nós e para todos aqueles que nos rodeiam!