Como é gostoso fazer uma pausa no nosso dia para saborear uma xícara de chá! Ou então reunir as amigas em torno de uma linda mesa com delicioso chá preto acompanhado de sanduichinhos de pepino e cream cheese, muffins e sponge cacke, no melhor estilo inglês? Mas além do caráter relaxante e do aspecto social, você sabia que o chá também é sinônimo de saúde?
Esse é um conhecimento antigo, que data de muito antes de nossas avós e bisavós nos aconselharem a tomar certos tipos de chás para nos curarmos. O chá surgiu na China antiga, em 2737 a. C., pela mão do imperador Shen Nong, um governante bastante preocupado com a saúde que mandava ferver a água antes de ingeri-la. Tem este nome no Brasil por conta do caractere chinês 茶, que tem duas formas completamente distintas de se pronunciar. Uma é ‘te’ que vem da palavra malaia para a bebida, usada pelo Dialeto Min que se encontra em Amoy – e provavelmente de onde vem a pronúnica inglesa para tea. Outra é usada em cantonês e mandarim, que soa como chá e significa ‘apanhar, colher’.
Por algum tempo, foram mais comuns no Brasil os chás mate, de maçã, de camomila e erva cidreira. Eles são delciosos e nos ajudam a relaxar, assim como acompanham bem lanchinhos da tarde. Mas de uns tempos pra cá, casas de chá vem surgindo e muitos novos tipos de chá vem chegando para o consumidor brasileiro. Uma categoria que tem ganhado adeptos ultimamente é a dos chás funcionais.
Os chás funcionais são aqueles que, além de relaxar o corpo e a mente, têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam na manutenção da boa forma, além de eliminar toxinas, reduzir o estresse e ainda cuidar da beleza. Diversas marcas estão produzindo caixas com chás funcionais, alguns para dar energia, outros com propriedades diuréticas e ainda aqueles que nos ajudam a relxar depos de um longo dia produtivo. Quer coisa mais gostosa do que um chazinho gostoso logo após o almoço? Ou aquele que irá fechar seu dia com chave de ouro logo antes de dormir? Uma delícia!
Que os chás podem fazer efeitos maravilhosos no seu corpo, você já descobriu. Mas você sabe qual é o melhor para você? Veja o que nos contou a nutricionista Patrícia Mirisola com relação ao benefício de alguns deles e escolha o seu!
Chá verde: Termogênico natural
O consumo de chá verde tem mostrado benefícios importantes para a saúde. Quando incluído na alimentaçào diária pode aumentar seu metabolismo, ajudando a perder aquela gordurinha extra.
Chá de boldo: Efeito digestivo
O chá de boldo tem um potente efeito n digestão. Sabe quando você comeu mais do que gostaria e está se sentindo mal? O boldo entra como uma ótima solução, aliviando os sintomas da indigestão.
Chá de capim santo: um santo remédio
O chá de capim-santo vem sendo utilizado como um sedativo natural. Isso porque ele tem propriedades sedativas, podendo ajudar no relaxamento do corpo. O uso popular das plantas medicinais comprova que existem muitas aplicações preventivas, porém deve-se ter cautela pois em muitos casos ele não é indicado.
Lembre-se sempre de conversar com a sua nutricionista para elaborar um plano alimentar individualizado para sua necessidade, inclusive quando se tratar do uso de chás com efeito medicinal.