Em tempos de pandemia, a palavra do momento é reinvenção. Por conta das novas medidas de segurança e prevenção ao novo coronavírus, fomos obrigadas a mudar a forma como fazíamos diversas coisas. Nossa vida ficou diferente em muitos aspectos, e por conta disso, começamos a repensar alguns hábitos. Nos meses em que os shoppings, cinemas, teatros e restaurantes ficaram fechados, por exemplo, descobrimos alternativas de diversão e pudemos até repensar nosso consumo. Desse tempo, surgiu o discurso de que precisamos viver com menos. Entendo e até concordo com esta linha de pensamento em alguns pontos. É interessante sim repensar alguns padrões que vinham arraigados para viver de forma mais leve. Mas prefiro sempre focar na abundância em vez da escassez. Por isso, quero lançar uma voz alternativa a estes discursos e propor que vivamos com MAIS! Como assim? É isso mesmo! Especialmente em tempos difíceis, é muito importante cuidar para vivermos com mais:
– mais ESPERANÇA
Sim, as notícias estão muitas vezes apavorantes, e os gráficos, difíceis de digerir. Mas não é por isso que vamos perder a esperança de que tudo irá melhorar. Se perdermos a esperança, perderemos algo muito importante. A esperança de que tempos melhores virão – e eu tenho certeza que virão sim! É o que nos mantém felizes, ativas, fazendo planos e vivendo! Os dias podem estar mais difíceis sim mas a vida continua acontecendo! Não podemos perder nunca a esperança de que o fim disso tudo está logo ali.
– mais RESPONSABILIDADE
Esta não é a hora para brincar nem descuidar. Sabemos que a maior parte dos casos da Covid-19 são leves e moderados, e que felizmente uma minoria apenas fica mais grave. Mesmo assim, esta é a hora de continuarmos lidando com o que está acontecendo com a responsabilidade que a situação exige. Não nos descuidemos de lavar muito as mãos, de usar a máscara, de evitarmos aglomerações, de higienizarmos o que pudermos com desinfetantes, de estarmos sempre com nosso álcool gel em mãos – literalmente!! Assim cuidamos de nós mesmas, de nossas famílias, e ajudamos a proteger todos os outros!
– mais DEDICAÇÃO
As crianças não estão indo às escolas, e muitos de nós estamos trabalhando em esquema de home office. O resultado disso é que passamos muito mais horas juntos em casa, sentindo falta das atividades de que gostávamos. A falta de interação social é indiscutivelmente prejudicial ao ser humano. Diante disso, o que fazer? Minha sugestão é nos unirmos cada vez mais com os que nos são mais próximos! Já que os núcleos precisaram se isolar neste momento, que tal aumentar nossa dedicação a filhos, maridos e pets, para que em vez de isolados, nos sintamos amparados, unidos e fortalecidos?
– mais PRESENÇA
Em tempos como os que estamos vivendo, é muito importante que permaneçamos equilibradas. Uma forma de conseguir isso é por meio de práticas como a yoga, meditação ou simplesmente nos conectando com o momento presente. Uma prática simples para nos trazer para o momento presente ensinada pelo monge budista vietnamita Thich Nhat Hann é a técnica de beber água estando presente. Ele diz: “ao beber água, apenas beba a água. Se enquanto estiver bebendo a água, sua mente estiver perdida em pensamentos e em coisas que precisa resolver, não estará bebendo a água, mas sim, os seus problemas. Ao beber água, apenas beba a água. Ao subir uma escada, apenas suba degrau por degrau. Quanto mais presente você puder estar, melhor as coisas irão fluir”
– mais ALEGRIA E ENTUSIASMO
Já se passaram vários meses de pandemia, e sabemos que infelizmente ainda passaremos outros nesta situação. Estamos limitadas em alguns aspectos, é verdade. Mas nossa alegria e entusiasmo não precisam estar! Que tal praticarmos a gratidão e em vez de pensar no que não estamos podendo fazer, pensar em tudo o que podemos? Em vez de achar ruim ter que ficar mais em casa, que tal agradecer por estarmos em família com conforto e saúde? E em vez de nos deixarmos abater com as notícias e tudo o que a mídia tem nos trazido, que tal rebater tanta negatividade com mensagens de alegria e entusiasmo?
Essa é a minha proposta para esses próximos meses que enfrentaremos com coragem e bravura: que vivamos com MAIS! Esperança, responsabilidade, dedicação, presença, alegria e entusiasmo: isso nunca é demais!