Que a primeira impressão é a que fica, todo mundo sabe. Isso já foi provado cientificamente – o cérebro leva apenas alguns segundos para formar uma opinião da imagem que um indivíduo projeta, esteja ele consciente da forma como está se comunicando ou não. Em muitas situações da vida, podemos ser pegos de surpresa e não estar no nosso melhor momento, mas algumas situações são programáveis e por isso vale a pena investir em alguns elementos que formam uma imagem de credibilidade. A entrevista de emprego é um destes momentos. Veja aqui quais são as melhores formas de se preparar para uma entrevista e boa sorte!
1) Seja honesto: seu currículo não pode conter nenhuma mentira. Nada, nenhuma mesmo. Caso você tenha “inflado” seu currículo para conquistar uma possibilidade de entrevista, acredite: dificilmente essa mentira se sustentará. Mais vale seu potencial profissional, sua formação e seu domínio técnico das funções que pretende executar do que exageros na hora de contar sua história. Seja firme, objetivo e seguro na hora de elencar suas habilidades.
2) Vista-se de acordo: uma entrevista de emprego no mercado corporativo requer um visual sóbrio, profissional e elegante, mesmo que este seja seu primeiro emprego e você só tenha 20 anos. Falamos de mercado corporativo tradicional, e sugerimos aqui alguns looks do Pinterest para inspirar.
3) Faça sua lição de casa: chegue na entrevista sabendo os principais fatos da empresa. Área de atuação, origem (brasileira, multinacional e neste caso de qual país etc), quais são as principais áreas de negócios, missão, visão, valores. Tudo isso costuma estar disponibilizado no site de cada empresa – geralmente na página inicial.
4) Organize-se: caso vá participar de dinâmicas, ou tiver que levar documentos, evite mochilas e bolsas molengas. Aposte numa bolsa estruturada que mantenha seus papéis em ordem para que você não fique tentando encontrar suas coisas sem sucesso enquanto seu entrevistador espera. Antes de ir, tenha certeza de estar com todos os seus documentos conforme solicitado pela empresa – se a entrevista for um sucesso, você já consegue resolver muito da parte burocrática no mesmo dia!
5) Seja simpático: mesmo que você seja super tímido, sorrir e ser simpático é essencial. Isso não significa fazer piadas fora de hora, falar gírias ou tratar seu entrevistador como se fosse um amigo. Mas você precisa ser simpático até para que o entrevistador não veja em você uma pessoa de difícil relacionamento – e que não trabalhará bem em equipe. Se você fica muito nervoso neste tipo de situação, vale fazer alguns exercícios de respiração, tomar um suquinho de maracujá ou até levar uma amiga com você, que fique lhe esperando na recepção. O que não pode é ter um ataque de pânico e travar na entrevista.
6) Tenha postura: nada de posicionamentos políticos, religiosos, e outros temas polêmicos. Reclamar da crise, do marido que não ajuda e da falta de tempo para ficar com os filhos passa ao entrevistador a imagem de que você até quer trabalhar – mas tem dificuldade de conciliar sua vida pessoal com a profissional.
No mais, confie na sua capacidade e boa sorte!