Por Dra. Karina Nunes
Mesmo com tanta tecnologia, a olheira ainda é um assunto bem difícil de tratar na dermatologia! Infelizmente não existe nada milagroso, mas podemos melhorar olheira e muito!
Vamos primeiro conhecer as causas das olheiras para depois tratar:
O aparecimento das olheiras está, em primeiro lugar, relacionado à genética, isso porque algumas etnias têm grande número de vasos sanguíneos sob a pálpebra inferior.
Porém, a situação pode piorar por causa de estresse, má alimentação, cigarro, álcool, excesso de café, insônia, sol e ainda mudanças hormonais que ocorrem na TPM e provocam dilatação dos vasos.
Agora que já conheceu as causas, vamos aos tipos de olheiras:
1)Vascular
Ocorre devido a um aumento de vasos sanguíneos na região próxima aos olhos, mais especificamente de veias, que geram uma cor azulada ou arroxeada nessa região. Portanto, nada de ficar esfregando o olho!!! Se não irá ” arrebentar ” os vasinhos, e formar um hematoma. É o que acontece com quem tem rinite, noites mal dormidas (vaso fica congestionado).
Aqui o laser (luz pulsada) é o melhor aliado, ajuda no combate dos vasos.
Compressas de agua gelada, cha camomila são ótimos tratamentos caseiros
2)Pigmentar
Sabe aquele vaso que rompeu, pois então, o acúmulo de hemossiderina (proveniente do ferro do sangue) associado a melanina se juntam e formam uma cor acastanhada na olheira, e se tomar sol, dai já viu!!! Portanto cuidado com o sol, pois pode escurecer ainda mais…
Tanto peeling, quanto laser (luz pulsada), carboxiterapia auxiliam no tratamento.
3)Falsa
A falsa olheira é aquela pessoa que possui olho fundo (devido ao formato do olho), que faz sombra na pálpebra inferior. Para este caso um tratamento que dá bons resultados é o preenchimento à base de ácido hialurônico, que dá contorno e tira o degrau que se forma na pálpebra inferior.
Então vamos lá, agora é com vocês:
– Durma por, pelo menos, 8 horas.
– Pare com o cigarro.
– Use filtro solar diariamente.
– Aumente a quantidade de vegetais na dieta e fique longe do sal e dos embutidos (o sódio retém líquido e aumenta a congestão dos vasos, ocasionando a olheira vascular).
– Faça compressas de chá-verde ou chá de camomila gelado, para diminuir o inchaço e promover a constrição dos vasinhos. Antes de dormir, coloque os saquinhos de chá no congelador e depois aplique sobre os olhos.
Imagens: google images