O jornal New York Times trouxe esta semana uma matéria que tenta desvendar o segredo do sucesso e longevidade da marca Ralph Lauren. Fundada e até hoje comandada pelo estilista de mesmo nome, a Ralph Lauren é hoje um dos maiores nomes no mercado da moda americana, tendo faturado $ 6,2 bilhões só no ano passado. Presença marcante no mercado há 56 anos e escolhida por personalidades tão exigentes quanto diversas como Diane Keaton, Julianne Moore, Amanda Seyfried e Jennifer Lopez, o artigo do New York Times questiona: como alguém pode permanecer todo esse tempo no mercado com tanto sucesso, sempre inovando e surpreendendo, mas ao mesmo tempo sem perder sua essência?

                Enquanto lia o artigo e tentava encontrar respostas aos questionamentos levantados pela jornalista Jessica Testa, comecei a me lembrar de livros e textos que aparentemente não guardam nenhuma relação com o mundo da moda. As frases e trechos que me vinham à cabeça eram de Esther Perel, a psicoterapeuta belga, autora e palestrante, cujos livros sobre relacionamentos encabeçaram a diversas listas de mais vendidos e cujas palestras no TED contam com mais de 20 milhões de visualizações.

                O caso é que a tese de Jessica no artigo do NYT sobre o que mantém o sucesso da Ralph Lauren e nosso fascínio com a marca é parecida com o que Esther Perel nos traz como receita de sucesso nos relacionamentos de longo prazo: uma mistura de mistério e familiaridade. Ao longo dos anos, é fácil perceber que um dos elementos que mantém a Ralph Lauren como uma das principais grifes americanas é tanto sua coerência (familiaridade) quanto suas inovações constantes trazendo criações que se transformam em verdadeiros objetos de desejo (mistério). Percebemos uma continuidade na linha da marca (familiaridade) mas sempre trazidas em coleções que nunca deixam de surpreender (mistério). Esther Perel defende a ideia de que para que os relacionamentos de longo prazo permaneçam sólidos mas estimulantes, que o casal deve oferecer um ao outro uma mistura desses mesmos elementos. A familiaridade traz o conforto que tanto buscamos e precisamos. Já o mistério é o que desperta o desejo e mantém a relação interessante.

                É curioso pensar que ao mesmo tempo em que Esther Peral afirma não saber tudo sobre relacionamentos, Ralph Lauren diz não se considerar um estilista de moda. “Nunca gostei de moda” ele disse ao The New York Times em 2021. “Gosto de coisas que melhoram com o tempo.” E como garantir que seu relacionamento irá sempre melhorar com o tempo? “Não mexa no time que está ganhando”, aconselha Esther Perel. “Mas procure variar o uniforme dos jogadores ou a posição em que estão jogando”, ela diz com o todo o perdão do trocadilho. Uma receita de sucesso.