Você já teve infecção urinária? Saiba como evitá-la!

Por 03/06/2015No Comments

infecção urinária
Por Dra. Carolina Resende
Pelo menos 60% das mulheres terão infecção urinária pelo menos uma vez na vida e dessas, 25% terão a infecção recorrente, quando ocorre 3 vezes ou mais no ano. As principais fases da vida da mulher que ela aparece são: no período escolar, por condições de higiene inadequadas; no início da vida sexual, quando o atrito na região genital pode levar bactérias intestinais para a uretra; e na menopausa, quando a queda hormonal leva a alterações da mucosa genital. Além disso, a diminuição da imunidade, como nas portadoras de diabetes mellitus e a gestação também podem aumentar a incidência de infecção.

cranberryA mudança de comportamento ajuda a prevenir o aparecimento dos sintomas, assim, é importante adotar hábitos de higiene adequados, aumentar a ingestão de líquido e aumentar a frequência de micções durante o dia; diminuir ingestão de café, álcool e alimentos muito condimentados; diminuir o tabagismo e evitar o uso de roupas muito apertadas. Já foi provado também que o cramberry pode ser um poderoso aliado na prevenção de infecções recorrentes.

Essa fruta já era usada antigamente pelos índios norte-americanos para tratar infecções urinárias e tem em sua composição água, ácidos orgânicos, frutose, vitamina C e antocinidina que tem o efeito de inibir a adesão bacteriana à mucosa do trato urinário. As principais formas de apresentação que existem no mercado são os sucos e as cápsulas, mas também podem ser consumidos como frutos secos.

Porém, à vezes somente as mudanças comportamentais não são suficientes para evitar as infecções recorrentes e nesses casos pode estar indicado o uso de antibióticos por tempo prolongado. Converse com seu ginecologista!

CarolinaResende

 

 

 

 

 

Deixe um comentário