Outubro chegou todo enfeitado, a cor rosa, representando a campanha para prevenção do câncer de mama está em todos os lugares: supermercados, lojas, hospitais, monumentos… Um jeito muito bonito de falar sobre um assunto sério, o câncer de mama. O câncer de mama é a neoplasia maligna que mais atinge mulheres no Brasil, ele aparece principalmente após os 40 anos, mas pode acometer mulheres mais jovens também. Tem mais risco as mulheres com história familiar de 1o. grau (mãe, irmã ou filha).
Prevenir é sempre melhor do que remediar e a prevenção pode e deve começar em casa. Hábitos saudáveis, dieta rica em vegetais e pobre em gordura animal, prática de atividades físicas e redução do uso de bebidas alcoólicas e tabaco diminuem o risco de câncer de mama. O autoexame também deve ser realizado, mas não substitui a consulta com o ginecologista. Portanto, se perceber qualquer nódulo, peça ao seu médico para avaliar.
A mamografia é o principal exame para a investigação, no geral, deve ser realizada uma entre 35 e 40 anos e repetí-la anualmente a partir dos 40 anos. Mesmo quem tem prótese mamária pode realizar a mamografia. Outros exames como ultrassom, ressonância magnética e punção ou biópsia podem ser necessários em alguns casos.
Agora que você já sabe como se prevenir, abrace essa causa, tenha uma vida mais saudável e faça seus exames preventivos. Incentive, também, as mulheres que são importantes para você a fazerem o mesmo.