A fada do dente! Lenda famosa que povoa o imaginário das crianças que não veem a hora de perder seu primeiro dentinho para receber a tão esperada visita da fada. Reza a lenda que quando cai um dente de leite, a fada vem à noite para pegá-lo debaixo do travesseiro da criança e trocá-lo por moedas ou um pequeno presente. Essa lenda é muito antiga. Há quem diga que teve início na Europa Ocidental, quando acreditavam que os dentes deveriam ser bem guardados para não caírem nas mãos de bruxas e serem usados em feitiços. Então a fada passava à noite e com seu saquinho de dentes e os recolhia. Nos Estados Unidos existiu inclusive um museu da fadinha que reunia travesseiros, bonecas, livros e objetos relacionados à perda dos dentinhos. Seja no Brasil, Canadá, EUA, Portugal ou Reino Unido, o fato é que a popularidade dessa fada é enorme.
Lenda à parte, agora falando para as “mamães fadas”, o que fazer com o dentinho que acabou de cair? Sem dúvida é uma bela recordação de uma fase muito especial tanto na vida dos nossos pequenos quanto na nossa. Quantas histórias não estão envolvidas aí?! Por conta disso, sempre tomei cuidado para que esses dentinhos não se perdessem durante a noite. São diversas as formas de se garantir que ele realmente ainda esteja lá para quando a “fada” passar. Ele pode ser colocado dentro de um pequeno envelope, em mini recipientes ou caixinhas, num saquinho e até mesmo em porta dentes que hoje são vendidos por aí.
Acrescentei à lenda, por minha conta, que quando a criança se comporta bem, a fada presenteia as mães algum tempo depois com um delicado pingente com o dentinho, para que o momento seja eternizado. Afinal, cada dentinho carrega uma historinha diferente: como caiu? Alguém ajudou?
Hoje, com estas pulseiras onde penduramos diversos berloques com símbolos significativos em nossas vidas, por que não incluir o dentinho dos nossos filhos? Fiz e amei!!
Carrego nas minhas pulseiras, e o primeiro dentinho pendurei na pulseirinha da minha filha. Ela ama. Já entendeu que faz parte da sua história!!
Imagens: google images e acervo pessoal