Todos os anos gosto de parar um pouquinho quando chega dezembro para pensar no ano que passou e planejar o ano que está chegando. Acho uma delícia lembrar das coisas maravilhosas que aconteceram, assim como acho bacana planejar alguma mudança que seja interessante fazer para seguir ainda melhor no futuro. É muito gostoso fazer uma retrospectiva do ano que passou, assim como é estimulante pensar em quantas coisas incríveis estão para chegar! Cada vez que nos lembramos das coisas boas que temos em nossa vida, aumenta em nós o sentimento da gratidão, que é uma energia poderosa que atua como um ímã para atrair coisas mais incríveis ainda. E cada vez que analisamos algo que pode não ter sido tão bom ganhamos a chance de aprender com o passado, abrindo uma oportunidade para perdoar e enviar energias positivas àqueles que talvez precisem – e a partir dali podemos seguir em frente mais leves. Essas revisões de vida são tão poderosas que até se transformaram num conhecido método de coaching, criado por Paul J. Meyer na década de 60 chamado Roda da Vida. O método da Roda da Vida nada mais é do que uma análise cuidadosa de várias áreas de nossa vida para identificar onde estamos no momento e onde queremos chegar.  Pensando nisso e levemente inspirada nesse método, resolvi trazer para vocês uma sugestão de como fazer um balanço do ano que agora termina e ao mesmo tempo se planejar para o ano seguinte. Um pouco diferente da consagrada Roda da Vida, o balanço de fim de ano que proponho aqui faz um pouco mais do que simplesmente identificar o que temos e o que queremos. De forma mais profunda (mas ainda prática e rápida), o Balanço Mulheres em Alpha nos traz também a chance de recontarmos as histórias que passaram, para nos deleitarmos com as boas memórias e ressignificarmos as não tão boas assim. De quebra, ele nos dá a oportunidade perfeita de fazer planos que veremos concretizados ao longo do ano que vem! Para que a mágica aconteça você só irá precisar de papel e caneta e um tempinho a sós, longe do marido e das crianças, para que você possa realmente entrar em contato com suas memórias e emoções. Pronta?
Balanço Mulheres em Alpha

  • Comece pegando uma folha de papel e caneta. Gosto de usar caneta preta para escrever sobre o ano que passou e uma azul para planejar o ano seguinte.
  • Divida agora a folha em 14 colunas (gosto de colocar sete na parte superior da folha e sete na parte inferior).
  • Nomeie as colunas com os tópicos: 
    • EU/ SAÚDE/ BELEZA/ AMOR/ FAMÍLIA/ AMIZADES/ PETS/ TRABALHO/ DINHEIRO/ LAZER/ HOBBIES/ INTELECTUAL/ EMOCIONAL/ ESPIRITUAL
  • Mantenha a ordem dos tópicos porque eles guardam uma relação de causa/consequência uns com os outros.
  • Agora respire fundo e faça uma retrospectiva mental do ano que passou. Tente se lembrar de como o ano começou e dos principais acontecimentos mês a mês.
  • Hora de escrever: tópico a tópico, escreva algumas poucas frases que resumem o que se passou neste ano em cada uma das áreas de sua vida. Nesta hora, surgirão memórias maravilhosas ou outras não tão boas assim. Você poderá dar algumas gargalhadas enquanto escreve ao se lembrar de episódios divertidos ou poderão vir à tona outros sentimentos relacionados a acontecimentos tristes. Não se abale nem perca o foco. Siga escrevendo até que todas as categorias estejam completas.
  • Pare um instantinho antes de continuar. Se estiver bebericando algo, agora é a hora ideal para dar um golinho no café ou chocolate quente, caminhar até a janela, respirar fundo e pensar em coisas que você quer muito que aconteçam em sua vida.
  • Hora de virar a página – literalmente! Vire a folha e copie as mesmas categorias do lado oposto do papel.
  • Pense agora em como você quer que sua vida fique no próximo ano com relação a cada categoria. Não importa se você está muito longe de chegar onde você quer. Simplesmente escreva o que consideraria ideal para cada uma das áreas.
  • Tendo em mente o que você considera ideal para cada área de sua vida, retorne ao outro lado da folha e atribua uma nota a cada categoria. Como foi o ano de 2020 para você em termos de saúde? E quanto à sua beleza? Está satisfeita? E o que dizer em relação ao amor? Siga dando notas a cada categoria.
  • Protinho! Seu balanço de 2020 está pronto! Se quiser ter uma noção numérica se seu ano foi bom, médio ou ruim você pode dar pesos a cada categoria de acordo com a importância que cada uma dessas áreas tem para você e fazer uma média aritmética. 

  E agora vem a parte mais importante:

  • Pegue uma segunda folha de papel e, olhando para o lado da folha de com as colunas descrevendo como você quer que sua vida esteja no ano de 2021, liste resoluções e/ou faça planos concretos sobre o que você pretende fazer para alcançar cada um dos seus ideais. Se em algum caso você estiver muito distante do objetivo final, liste passos concretos – pequenos – que dará para se colocar mais próxima do seu objetivo. 
  • Dê uma última olhada nas colunas que preencheu para o ano de 2020 e note se há ali alguma situação que não superou ou alguém que precisa perdoar. Feche os olhos e envie energias positivas para o que quer que seja que tenha ocorrido que você vê como negativo, com a certeza de que aquilo foi importante para o seu crescimento. Perdoe, agradeça, abençoe e deixe ir.

 E pronto! Prepare-se para viver o melhor ano de sua vida até aqui!! Feliz Natal!! Feliz 2021!! 

Deixe um comentário